Receita: em breve
Descobre os segredos deste superalimento:
Segundo uma lenda indígena americana, esta pequena baga azulada teria vindo diretamente das estrelas do céu. A crença vem da anatomia do fruto: na face contrária à do pedúnculo, o mirtilo apresenta uma abertura em forma de uma estrela de cinco pontas.
O mirtilo foi introduzido em Portugal, no concelho de Sever do Vouga, em 1990 pela mão de técnicos holandeses que descobriram que as características do solo e o microclima desta região permitia um crescimento mais rápido deste fruto do que em outros locais.
Desde então, os agricultores locais trocaram as plantações de milho para cultivar o fruto "rei dos antioxidantes", "fruto da juventude", "fruto da saúde" ou "fruto da longevidade", como muitos lhe chamam.
O arbusto do mirtilo é uma planta medicinal, do qual se podem usar quase todas as partes - flores, folhas, fruto e raízes -, mas o fruto é a parte que contém maior poder antioxidante.
Os Estados Unidos da América são o maior produtor de mirtilo do mundo, com 269.257 toneladas de produção por ano. Seguido pelo Canadá. Portugal é o 8º maior produtor de mirtilo a nível mundial, colhendo mais 6.500 toneladas anuais.
