REGULAMENTO 2020/2021

Última Atualização: 20 de julho de 2020


Ano Letivo 2020/2021 Clique aqui para inscrever a sua turma ou escola no projeto escolar Heróis da Fruta®.



1. Apresentação

Nome do Projeto: Heróis da Fruta®

Promotor: APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil

Introdução:  Nos últimos 10 anos já quase meio milhão de crianças em Portugal melhorou os hábitos alimentares através do método inovador do projeto Heróis da Fruta® que combina materiais educativos protagonizados por um grupo de personagens-modelo que ganham «superpoderes» através da ingestão de alimentos saudáveis e técnicas de educação não-formal como storytelling ou gamification.

2. Principais Objetivos Pedagógicos: 

» Motivar as crianças a ingerirem «Super Alimentos» (frutas e legumes) na quantidade diária recomendada (5 porções por dia).

» Encorajar as crianças a reduzir o consumo de «Super Mascarados» (alimentos com excesso de açúcar, sal ou gordura).

» Sensibilizar pais e encarregados de educação para a importância da nutrição na saúde das crianças.

 

Baseado em Evidências Científicas: os conteúdos Heróis da Fruta® são desenhados por uma equipa multidisciplinar de especialistas de acordo com os referenciais de nutrição infantil e alimentação saudável, educação para a saúde e literacia em saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), Direção Geral da Saúde (DGS) e Direção Geral da Educação (DGE). A eficácia e resultados do projeto são continuamente avaliados por investigadores do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).


3. Inscrição


Custo: 100% Gratuito

Destinatários: Estabelecimentos de ensino em Portugal, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, públicos e privados, com turmas de ensino pré-escolar (creches, jardins-de-infância) e 1º ciclo do ensino básico, incluindo ATL’s (crianças dos 3 aos 10 anos).


Formulário de Inscrição Online: clique aqui para preencher o formulário de inscrição


Após a validação da inscrição receberá o «Guia Heróis da Fruta® 2020/2021», por email com orientações passo-a-passo para implementar o projeto.


4. Contactos


Qualquer questão poderá ser esclarecida pelo email geral@heroisdafruta.com ou pelo telefone +351 960 474 700, de segunda a sexta, das 10h-17h.


5. Calendarização e Mecânica


Para alcançar com sucesso os objetivos pedagógicos do projeto será apenas necessário dedicar cerca de 5 - 15 minutos diários durante 5 semanas letivas (em datas à sua escolha) em que as crianças devem ser estimuladas a pintar diariamente estrelas no «Passaporte dos Heróis da Fruta®» como recompensa por praticarem hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Esta mecânica que poderá ser mantida também em contexto de ensino à distância.


No «Guia Heróis da Fruta® 2020/2021» encontrará mais sugestões pedagógicas (facultativas) para complementar a utilização deste instrumento de motivação das crianças.


6. Prazo e Requisitos para Submissão da Candidatura aos Prémios


6.1. Estarão habilitados aos prémios apenas os participantes inscritos no projeto Heróis da Fruta® que se candidatem ao sorteio através do preenchimento online dos dados recolhidos no «Passaporte Heróis da Fruta®» (modelo obrigatório disponível no Guia Heróis da Fruta® 2020/2021) de cada aluno da turma pelo porta-voz da inscrição através do formulário (disponibilizado aqui brevemente) até à data limite de 10 de fevereiro de 2021.


6.2. Os estabelecimentos de ensino premiados nas edições anteriores do projeto Heróis da Fruta® poderão participar na mesma condição de igualdade de candidatura aos prémios do sorteio que os restantes participantes.


6.3. Após receção, as candidaturas serão verificadas pela organização, que irá determinar se os dados introduzidos no formulário cumprem as regras e enviará e-mail sobre a sua aprovação ou rejeição.


6.4. Todas as candidaturas aprovadas terão automaticamente direito aos Prémios de Participação.


7. Sorteio


7.1. O sorteio destina-se exclusivamente às candidaturas aprovadas.


7.2. O sorteio realizará extrações aleatoriamente através de programa informático entre todas as candidaturas aprovadas e selecionará 25 estabelecimentos de ensino que terão direito ao Prémio Final.


7.3. O sorteio decorrerá no dia 18 de fevereiro de 2021


7.4. A lista dos 25 estabelecimentos de ensino selecionados no sorteio será anunciada no dia seguinte (19 de fevereiro de 2021) na página oficial do projeto: www.heroisdafruta.com



8. Prémios


8.1 Prémios de Participação: Vouchers


8.1.1 Para cada aluno


Cada aluno (de cada turma com candidatura aprovada para o sorteio) terá direito a um voucher para usufruir de prémio à escolha na rede de parceiros (parques temáticos, aquários, museus, etc).


Este voucher será enviado para o número de telemóvel do encarregado de educação de cada aluno no formato de SMS com código de utilização única. 


Se esse dado de contacto não for preenchido no «Passaporte Heróis da Fruta®» do aluno, não será possível entregar este prémio individual.


8.1.2. Para cada Professor de Turma / Porta-voz da Inscrição


Cada professor, educador ou monitor (de cada turma com candidatura aprovada para o sorteio) e ainda o porta-voz da inscrição (caso seja outra pessoa) terá direito a um voucher para usufruir de prémio à escolha na rede de parceiros (parques temáticos, aquários, museus, etc).


Este voucher será enviado para o número de telemóvel de cada professor no formato de SMS com código de utilização única.


Se esse dado de contacto não for preenchido no formulário de inscrição no projeto (ou atualizado antes do sorteio), não será possível entregar este prémio individual.


8.2. Prémio Final: Visita de Mascote do Projeto à Escola


Visita de uma mascote do projeto Heróis da Fruta® às turmas participantes dos 25 estabelecimentos de ensino selecionados através do sorteio para entrega presencial de packs de brindes surpresa aos alunos e professores.


8.2.1. Condições específicas do Prémio Final no atual contexto de crise sanitária


8.2.1.1. A realização da visita poderá estar sujeita à adaptação a normas relativas à pandemia da COVID-19 emitidas pelas autoridades de saúde e que estejam em vigor à data da realização da visita. Por exemplo: a mascote e a equipa do projeto poderão ter de permanecer no exterior do estabelecimento e as crianças no interior, interagindo à distância, separados pelo gradeamento e sem contacto físico ou de proximidade.


8.2.1.2. Caso venha a ser decretado pelas autoridades o encerramento de algum dos 25 estabelecimentos de ensino premiados com a visita e este não possa reabrir antes do final do ano letivo:


a) A visita da mascote e entrega de brindes transitará para o ano letivo seguinte, caso os alunos premiados se mantenham no estabelecimento.


b) Caso os alunos premiados não se mantenham no estabelecimento no ano letivo seguinte, a visita da mascote não se realizará. Contudo, os brindes poderão ser enviados por transportadora para a morada do estabelecimento ou ainda para uma morada alternativa (por exemplo: sede do agrupamento) para que possam ser posteriormente levantados por esses alunos.


9. Desclassificação


A organização reserva-se o direito de penalizar qualquer irregularidade ou atitude anti-ética cometida pelos participantes, não atribuindo os prémios previstos e ponderando não aceitar a participação da turma ou estabelecimento de ensino em futuras edições do projeto.


10. Disposições Finais


10.1. A organização do projeto Heróis da Fruta® reserva-se o direito de, em qualquer altura, introduzir alterações e aditamentos ao presente regulamento, sem necessidade de prévia comunicação.


10.2. Todos os casos omissos ao presente Regulamento, bem como respectivas alterações, serão decididos pela organização do projeto Heróis da Fruta® dos quais não haverá recurso.



Ano Letivo 2020/2021 Clique aqui para inscrever a sua turma ou escola no projeto escolar Heróis da Fruta®.