Museu Nacional de Soares dos Reis

Ao votar nos Hinos da Fruta pode ganhar:

  • 1 (uma) entrada gratuita no "Museu Nacional de Soares dos Reis" para 1 (uma) pessoa de qualquer idade.



Sobre o Museu Nacional de Soares dos Reis:

UM MAJESTOSO MUSEU PARA REVISITAR A NOSSA CULTURA E ARTE!

Antigo Museu Portuense de Pinturas e Estampas, o Museu Nacional de Soares dos Reis foi o primeiro museu público de arte de Portugal. 

Fundado em 1833 está, desde 1940, instalado no Palácio dos Carrancas, edifício construído nos finais do séc. XVIII, por uma família abastada do Porto e presentemente classificado como imóvel de interesse público.

O Museu foi objecto de profunda intervenção de renovação e ampliação, segundo projecto do arquiteto Fernando Távora que, preservando as características do edifício histórico, o dotou de novos e qualificados espaços interiores e exteriores.

Possui colecções de cerâmica, escultura, gravura, joalharia, mobiliário, ourivesaria, pintura, têxteis e vidros, com destaque para o Desterrado, obra-mestra do patrono do museu, o escultor António Soares dos Reis.

No edifício do Museu tem a sua sede o Círculo Dr. José de Figueiredo - Amigos do Museu Nacional de Soares dos Reis, visando concorrer para o desenvolvimento da cultura, das artes, da defesa do património cultural português, e, especialmente, para a valorização do Museu.

O Círculo edita anualmente e com regularidade a revista MUSEU, - única do seu género no País -, que teve início em 1942, dirigida por Vasco Valente, então Diretor do Museu Nacional de Soares dos Reis, entre outros objetivos visando divulgar as atividades suscitadas e desenvolvidas pelo Círculo Dr. José de Figueiredo - Amigos do MNSR.

Para mais informações, consulte o site oficial: http://www.museusoaresdosreis.pt/