Museu dos Transportes e Comunicações

Ao votar nos Hinos da Fruta pode ganhar:

  • 1 (uma) entrada gratuita no "Museu dos Transportes e Comunicações", na cidade do Porto, para 1 (uma) criança maior de 6 (seis) anos, na compra de 1 (um) Bilhete Família com 30% de desconto incluído.




Sobre o Museu dos Transportes e Comunicações:

UMA VIAGEM MARCANTE PELAS METAMORFOSES DOS TRANSPORTES E DA COMUNICAÇÃO!

O Museu dos Transportes e Comunicações está instalado no edifício da Alfândega Nova do Porto e dispõe de exposições que, através de diversas abordagens, ilustram os seus temas âncora: comunicação, história do automóvel e história aduaneira. Não perca a oportunidade de ver de perto o primeiro automóvel que entrou no nosso país (em 1895) e a massificação do uso deste meio de transporte ao longo do século XX; de descobrir os carros dos Presidentes da República ou de utilizar uma máquina para comunicar, transformando em luz e som a sua mensagem.

Visite o Museu e deixe-se contagiar por ambientes únicos e experiências marcantes:

- Exposição COMUNICAR – reflete sobre a relevância de um tema central no mundo em que vivemos. Mantenha os Sentidos Alerta, identifique A Mensagem e Os Mensageiros, navegue pelo Douro e seu Património Cultural da Humanidade. Os conteúdos são tão diversos e abrangentes quanto a própria comunicação e animados por tecnologias multimédia variadas.

- Exposição “O motor da República: os carros dos Presidentes” – resulta de uma parceria com o Museu da Presidência da República e dá a conhecer a importante coleção dos veículos que estiveram ao serviço da República e permite percorrer alguns dos momentos mais marcantes da República Portuguesa e da instituição presidencial desde 1910 até aos nossos dias.

- Exposição “O automóvel no espaço e no tempo” – uma oportunidade ímpar de conhecer o primeiro automóvel do mundo e o Panhard&Levassor, primeiro automóvel em Portugal, em 1895. Modelos de fabrico português como o Marlei, modelo único construído por Mário Moreira Leite para competição e o futuro do automóvel são outros temas em destaque.

- Exposição “Metamorfose de um Lugar: Museu das Alfândegas” (entrada gratuita de terça a sexta) – um espaço onde a memória aduaneira se dá a conhecer através de documentos, objetos e símbolos associados a esta função. Desde a Praia de Miragaia até ao mais recente projeto de renovação do Edifício, este projeto integra também a antiga Biblioteca da Alfândega.

- Visita Interpretativa ao Edifício da Alfândega (apenas grupos com marcação prévia) – permite percorrer este edifício neoclássico do Porto, identificando na toponímia dos espaços as funções aduaneiras de outrora, entrando na antiga Tesouraria, conhecer os centenários guindastes do seu cais fluvial e ramal ferroviário.

Estas são algumas das muitas surpresas que o Museu dos Transportes e Comunicações tem preparadas para si!

Para mais informações, consulte o site http://www.amtc.pt/