Museu de Olaria

Ao votar nos Hinos da Fruta pode ganhar:
  • 1 (uma) entrada gratuita na atividade "Museu Familiar" do "Museu de Olaria", na cidade de Barcelos, para 1 (uma) família. A atividade decorre ao segundo domingo de cada mês.
  • 1 (uma) entrada gratuita no programa de pausa escolar "Férias da Páscoa", do "Museu de Olaria", na cidade de Barcelos, para 1 (uma) criança dos 6 (seis) aos 12 (doze) anos.
  • 1 (uma) entrada gratuita no programa de pausa escolar "Férias de Verão", do "Museu de Olaria", na cidade de Barcelos, para 1 (uma) criança dos 6 (seis) aos 12 (doze) anos.
  • 1 (uma) entrada gratuita no programa de pausa escolar "Férias de Natal", do "Museu de Olaria", na cidade de Barcelos, para 1 (uma) criança dos 6 (seis) aos 12 (doze) anos.


Sobre o Museu de Olaria:

DESCUBRA A MAGIA DO BARRO E SÍMBOLOS DE UM POVO INTEIRO!

O Museu de Olaria foi criado em 1963, após a doação de uma valiosa coleção recolhida pelo etnógrafo barcelense Joaquim Sellés Paes de Villas Boas.

A sua primeira designação foi “Museu Regional de Cerâmica”. Mais tarde passou a chamar-se “Museu de Cerâmica Regional Portuguesa”. Quando as suas coleções passaram a abranger praticamente toda a olaria nacional, a instituição passou a designar-se “Museu de Olaria”.

O Museu de Olaria possui como principal vocação estudar, documentar, conservar e divulgar as colecções de olaria que detém, bem como apoiar e colaborar na salvaguarda, estudo e divulgação do património olárico nacional, pertencente a particulares e/ou a outras instituições dos centros produtores de olaria em Portugal, assim como nos países de expressão portuguesa.

Neste museu desenvolvem-se ateliês para famílias, inseridos no programa MUSEU FAMILIAR.
Estas atividades iniciam com uma visita guiada às exposições, dando a conhecer várias peças de figurado e olaria das coleções do Museu. Após a visita os participantes têm a possibilidade de realizar uma atividade prática, promovendo assim o convívio entre gerações e a partilha de novas experiências em família, como pintar um galo de Barcelos.

O Serviço Educativo e de Animação da Olaria desenvolve, nas férias escolares da Páscoa, Verão e Natal,um Programa de Pausas Escolares, para que as crianças possam brincar e aprender ao mesmo tempo. Esta é a solução ideal para as crianças passarem dias de grande diversão.

As atividades destinam-se a crianças entre os 6 e os 12 anos, e permitem aos participantes conhecer e explorar de forma lúdica e pedagógica a arte de trabalhar o barro.

Para mais informações, consulte o site http://www.museuolaria.pt/