Museu de Alberto Sampaio

Ao votar nos Hinos da Fruta pode ganhar:

  • 1 (uma) entrada gratuita no "Museu de Alberto Sampaio" para 1 (uma) pessoa de qualquer idade.




Sobre o Museu de Alberto Sampaio:

UM TESOURO EMOCIONANTE NO BERÇO DA NAÇÃO!

Tal como descreveu José Saramago no seu livro "Viagem a Portugal": "Este Museu merece todas as visitas, e o visitante faz jura de cá voltar de todas as vezes que em Guimarães estiver." No Museu de Alberto Sampaio, situado no centro histórico da cidade de Guimarães, tudo se conjuga para deixar o visitante com vontade de voltar.

Na visita emocionamo-nos sem saber porquê. Serão as peças ou será o espaço? Ou será que são as peças naquele espaço? O certo é que o visitante sente serenidade e se deixa encantar pela beleza do conjunto.

A uns, encanta-os as obras-primas legadas pelos mestres ourives, a outros toca-os a serenidade de Santa Maria de Guimarães ou o sorriso de Santa Maria «a Formosa». E todos se deixam emocionar junto ao loudel que D. João I envergou na Batalha de Aljubarrota e ao tríptico de prata dourada que o mesmo monarca ofereceu a Santa Maria de Guimarães.

Foi criado em 1928 para albergar o espólio artístico da extinta Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira e de outras igrejas e conventos de Guimarães. Hoje, o Museu encontra-se renovado, podendo o visitante percorrer a antiga Casa do Priorado, admirar a belíssima coleção de ourivesaria do Museu e deleitar-se com a pintura sobre tábua e a fresco que fazem um interessante contraponto com a coleção de escultura.

Este é, também, o único museu nacional que abre as suas portas no período noturno, nos meses de julho e agosto. Visitar este «museu à noite» é uma experiência que jamais esquecerá. Neste período o visitante é sempre surpreendido por uma exposição de arte contemporânea. Visite este Museu, que contém no seu acervo 12 peças classificadas como tesouros nacionais.

Para mais informações, consulte o site oficial em http://masampaio.culturanorte.pt/