Museu da Marioneta

Ao votar nos Hinos da Fruta pode ganhar:
  • 1 (uma) entrada gratuita no "Museu da Marioneta" para 2 (duas) pessoas de qualquer idade.
Saber mais sobre o Museu da Marioneta:

DESCUBRA O MUNDO MÁGICO DAS MARIONETAS!

O Museu da Marioneta foi criado em 1987, pela Companhia de Marionetas de S. Lourenço que, através da sua atividade, deu continuidade a uma tradição portuguesa de teatro e ópera para marionetas.

Encontra-se instalado no Convento das Bernardas, no tradicional bairro da Madragoa, em Lisboa, desde Novembro de 2001.

Constitui o primeiro e único espaço museológico, no panorama nacional, inteiramente dedicado à interpretação e divulgação da história da marioneta e difusão do teatro de marionetas, percorrendo a história desta fascinante forma de arte através do mundo, apresentando os diferentes tipos de marionetas e as diversas abordagens que elas permitem, com especial relevo para a marioneta portuguesa.

O espólio do museu tem vindo a ser progressivamente alargado e diversificado, ilustrando as diferentes formas teatrais que derivam de tradições antigas ou emergem de procuras artísticas contemporâneas, explorando novas formas, novos materiais e novas técnicas.

Tal alargamento só foi possível com a participação de diferentes personalidades, autores, coleccionadores e marionetistas que abraçaram este projecto, dando o seu inestimável contributo através da cedência dos seus espólios. É assim constituído por mais de mil peças, marionetas de todos os tipos de técnica de manipulação e máscaras provenientes das mais diversas partes do mundo e várias culturas.

Destaca-se a excepcional e vasta colecção de marionetas e máscaras do sudeste asiático e africanas do coleccionador Francisco Capelo.

Dispõe ainda de uma sala de espetáculos, espaços de exposições temporárias e o Espaço Criança, um local de aprendizagem e criação.

Para mais informações, consulte o site oficial em http://www.museudamarioneta.pt/