Centro de Visitantes da Gruta das Torres

Ao votar nos Hinos da Fruta pode ganhar:

  • 1 (uma) entrada gratuita no "Centro de Visitantes da Gruta das Torres" (Ilha do Pico), para 1 (uma) família: 2 (dois) adultos + 1 (uma) ou mais crianças até aos 17 anos.







Sobre o Centro de Visitantes da Gruta das Torres:

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA PELOS MISTÉRIOS VULCÂNICOS!

A Gruta das Torres, na Ilha do Pico - Açores, é o maior tubo lávico de Portugal e um dos maiores da Europa, com uma extensão de 5.150m, fazendo parte da formação dos Lajidos - Gruta das Torres, inserida no complexo vulcânico da montanha.

Estima-se que se terá formado há cerca de 1.500 anos durante uma erupção com origem no Cabeço Bravo. O percurso de visita é absolutamente pioneiro em Portugal, seguindo uma cavidade que permite a boa conservação da gruta.

Desde 2005, a Gruta das Torres já foi visitada por mais de 66 mil pessoas e é um exemplo de utilização sustentada de um recurso natural, para fins lúdicos, bem como de educação ambiental.

A visita tem início no Centro Ambiental, onde é feita uma pequena explicação pelo guia, antes de seguir o percurso ao interior da gruta, ao longo de uma extensão de 450m e com a duração aproximada de 1h00.

Durante este percurso os visitantes experienciam uma visita singular, em formato de expedição, onde lhes é fornecido o equipamento necessário para conhecer a gruta no seu estado natural e onde poderão observar vários tipos de lavas, bem como diversas formações geológicas, das quais podemos destacar diferentes tipos de estalactites e estalagmites lávicas, bancadas laterais, lava balls, paredes estriadas e lavas encordoadas.

Para mais informações, consulte o site http://parquesnaturais.azores.gov.pt/