Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha do Pico

Ao votar nos Hinos da Fruta pode ganhar:

  • 1 (uma) entrada gratuita no "Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha do Pico" (Ilha do Pico), para 1 (uma) família: 2 (dois) adultos + 1 (uma) ou mais crianças até aos 17 anos.


Sobre o Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha do Pico:

PARTA À DESCOBERTA DE VINHEDOS, CAMPOS DE LAVA E PAISAGENS ÚNICAS!

Situado a 2.351 metros de altitude, o Pico é o ponto mais alto do território português.

No seu topo está uma cratera com 700 metros de perímetro e 30 metros de profundidade, características que fazem deste o terceiro maior vulcão ativo do Atlântico.

Toda a paisagem em redor do vulcão é riquíssima do ponto de vista geológico, destacando-se a base da montanha, toda ela repleta de vinhedos classificados como Património Mundial da UNESCO. 

Esta paisagem da cultura da vinha ocupa uma área de cerca de 154,4 hectares que se define por uma gigantesca e estruturada malha de muros, onde sobressaem os currais.

O Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha do Pico. Ilha do Pico - Açores, situa-se num dos núcleos mais peculiares, o Lajido de Santa Luzia. Neste espaço o visitante poderá assistir a um breve documentário sobre a Paisagem da Cultura da Vinha e recolher informações sobre os valores que a compõem.

A ida ao Centro possibilita ainda uma visita guiada aos “currais” de vinha e de figueira, ao interior de um armazém e de um alambique tradicionais, ainda em funcionamento, bem como um percurso ao núcleo do Lajido que permite compreender como o edicio está intimamente associado à cultura da vinha e da figueira.

Durante o trajeto, destaca-se ainda a visita aos campos de lava, localmente designados por “lajidos”, onde podemos percorrer os caminhos que a lava trilhou no passado, tendo deixado gravado nas rochas, micro relevos de rara beleza, onde se instalaram posteriormente diversas espécies de flora endémica.

Para mais informações, consulte o site http://parquesnaturais.azores.gov.pt/